quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PAU D`ALHO

Um pau d’alho centenário, medindo cerca de 25 metros de altura, 8 de diâmetro e 20 metros de circunferência pode ser visto na mata atlântica, em área pertencente à antiga fazenda Mococa.

O engenheiro ambiental Ivan Suarez tem dúvida quanto à identificação do espécime existente na Mococa.
Isto porque há duas espécies de árvores que apresentam cheiro de alho: o pau d’alho e a árvore-de-alho.

Ambas são da família phytolaccaceae.
O “pau d’alho verdadeiro”, ou Gallesia integrifólia, conhecido ainda por “guararema” e “Ibirama”, apresenta tronco único e fruto branco.
Já o “pau d’alho falso”, ou Seguieria langsdorffii, conhecido também por “agulheiro”, “espinho-de-fuvu”, “árvore-de-alho” e “limão-bravo”, tem o fruto preto e seu tronco é composto por uma reunião de troncos menores fundidos entre si.
Pelas fotos apresentadas, o engenheiro acredita que o espécime da Mococa seja o pau d’alho falso ante o aglomerado de troncos.

O Pau d'alho tem como principal característica seu forte cheiro de alho. Sua floração ocorre entre Abril e Maio, demorando a terminar. É uma arvore muito pouco usada em paisagismo urbano, porém encontrada em matas da região leste de Minas Gerais.

USO RITUALÍSTICO:
Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar o banho, arreie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferência em uma encruzilhada tranquila. Na medicina caseira ela é usada para exterminar abcessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorróidas.

fonte: internet

9 comentários:

  1. recomendado para afastar inseto com; formigas piolhos pulgas etc

    ResponderExcluir
  2. Mas de qual maneira uso para espantar as pulgas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As folhas vc esfrega e espalha por todo lugar onde a infestação de pulgas a deixa elas la até secar a casca vc coloca em um balde de água fria e deixe por um dia depoi pode dar banho nos animais e jogar pela casa também

      Excluir





























  3. As folhas ou frutos e flores podem ser usada como tempero. Se puder, como preparar?



    ResponderExcluir





























  4. As folhas ou frutos e flores podem ser usada como tempero. Se puder, como preparar?



    ResponderExcluir
  5. Que pena,com seu cheiro de alho pensei logo em usar para temperar carne,será que espanta vampiro eles não suportão alho?!

    ResponderExcluir
  6. As folhas é bom para pulgas ou é mito?

    ResponderExcluir
  7. Como posso tratar emorroida e reumatismo e pulga???E onde acho pra comprar em Bauru interior do estado de SP.Meu face linkon_2014@hotmail.com.br.Meu Wats 14981088643.

    ResponderExcluir