segunda-feira, 4 de julho de 2011

FOLHA DA COSTA - SAIÃO

Nome científico: Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers.
Sinonímia popular: Planta do Ar, Coirama, Coirama-Branca, Coirama-Brava, Folha-da-Costa, Paochecara, Sayao, Saião

A infusão é utilizada para baixar febres e para curar inflamações do trato urinário; o suco das folhas frescas batidas no liquidificador com água é indicado para gastrites e úlceras; suas folhas maceradas são utilizadas para picadas de insetos, acelerar o processo de cicatrização em ferimentos e queimaduras; a folha fresca aquecida serve para abcessos, furúnculos e dor de cabeça.
(Fonte: http://www.raintree-health.co.uk/cgi-bin/getpage.pl?/plants/coirama.html )

Uso litúrgico: A folha da costa é tida como sendo uma folha consagrada a Oxalá, mas oferecida a todos os Orixás. Diz-se que é a única folha que se pode utilizar para qualquer pessoa, sem o risco de kizila com o seu Orixá, ainda que este não seja conhecido. É utilizada nas obrigações de cabeça, banhos de limpeza e defesa.

fonte: Candomblé verde

6 comentários:

  1. ja conheci uma pessoa que soro de gastrite gravi
    com as falhas do saiaõ ja tem mais de 25 anos naõ teve mais fõi curada

    ResponderExcluir
  2. EU TB QUANDO PEQUENA USEI NO OVIDO E MUNCA MAIS SENTE. AGORA VOU COLOCAR NO OVIDO DA MINHA FILHA ESPERO O MESNO EFEITO.

    ResponderExcluir
  3. não serve também para problemas respiratórios?

    ResponderExcluir
  4. eu tinha essa DUVIDA TAMBÉM pois tenho bronquite cronica asmática
    descobri que transagem é recomendado para problemas de pulmoes tem fazer cha e depois cola num vidro com poco de mel e tomar durante um tempo minha bronquite e asma aliviou bem

    ResponderExcluir
  5. FAZIAM 15 DIAS QUE ESTAVA COM UMA TOSSE INCESSANTE DURANTE A PARTE DA MANHÃ E NO INICIO DA NOITE, FOI QUANDO UM VIZINHO ME APARECEU COM TRES FOLHAS E PEDIU PARA QUE TOMASSE BATIDA NO LIQUIDIFICADOR COM LEITE, HORAS DEPOIS A TOSSE TINHA DIMINUIDO MUITO E NO DIA SEGUINTE DESAPARECEU POR COMPLETO. AGRADEÇO AO VIZINHO E CLARO AO SAIÃO PELA CURA. SERÁ MEU REFRIGERANTE AGORA.

    ResponderExcluir