segunda-feira, 11 de abril de 2011

AVENCA

A Avenca de nome científico Adiantum é um genero de aproximadamente 200 espécies de fetos da família Pteridaceae, embora alguns investigadores a coloquem no seu próprio grupo com o nome de Adiantaceae.

O nome científico, Adiantum, deriva do grego 'adiantos' que significa 'que não se molha', pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las.

Muito conhecida como Cebola-de-Venus ou Cabelo-de-Anjo, a Avenca é uma planta perene originária dos Estados Unidos, Brasil e México.

A maior diversidade de espécies encontra-se nos Andes - América do Sul. Também existe muita diversidade na Asia com cerca de 40 espécies na China.
No Brasil é uma planta nativa.

Modo de cultivo:
Para cultivá-la, é preciso ter bastante cuidado com ela, pois é muito frágil, e as suas folhas podem murchar com facilidade.
Para que ela cresça é essencial que haja calor, umidade e luminosidade indireta. A sua propagação é através das suas sementes, esporos, que são arrancados pelo vento e podem crescer em qualquer sítio.
As Avencas preferem geralmente locais ricos em humus, úmidos, e com escoamento de àgua, variando de terrenos planos a paredes de rocha. Muitas especies são conhecidas por crescerem em falésias de rocha próximo de cascatas e zonas com escoamento de àguas.
A avenca, apesar de crescer nas matas e ser cultivada em interiores, necessita de muita luz, mas o sol direto sobre ela não é recomendável.
A temperatura pode oscilar entre 10 e 30ºC, mas em dias quentes é conveniente regas mais frequentes ou aspergir água com o borrifador sobre ela, pois necessita de clima úmido.
As regas devem ser feitas no substrato, mantendo a umidade.

Na simbologia, a Avenca é conhecida por espantar as más energias da casa e purificar o ar.

A SUA CONSTITUIÇÃO

Algumas variedades da planta são usadas na medicina tradicional como calmante para a tosse e resolve problemas do couro cabeludo. As folhas da Avenca são, em grande quantidade, e as suas margens recortadas, onduladas ou redilhadas. Não crescem mais do que 50cm de altura e são bastante comuns em ambientes interiores.

USOS

Na Saúde:
usam-se as folhas para fins medicinais. Tem propriedades adstringentes, astiasmática, antibasteriana, anti-inflamatória, antioxidante, digestiva, hepática, expectorante. É aconselhável para infecções respiratórias, asma, febre e constipações, caspa e queda de cabelo, hepatite e para regular a menstruação.

Na Beleza:
em forma de infusão, a Avenca ajuda a manter a higiene do couro cabeludo.

Na Cozinha:
As folhas da Avenca podem ser usadas como tempero em sobremesas e pratos salgados.

Contra-Indicações:
desconhecidas

PARA CURAR GRIPE OU TOSSE

Junte um colher de folhas de Avenca em um litro de água e deixe ferver. Adoce com mel a gosto e tome 2 a 4 xícaras de chá por dia.

pesquisa: aurea oliveira

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A avenca é uma das folhas sagradas da Ayagbá Nanã, a mais velha das senhoras das águas.

      Excluir
  2. Qual A Textura Da Avenca? Quem Sabe, Mim Diz, Poor Favor :D

    ResponderExcluir
  3. A Avenca é óptima na tratmento das dores de estomago. Experimentem.

    ResponderExcluir
  4. Nossa tenho uma q nasceu num baso no meu quintal.
    + é mto difícil cultiva-la, uma hora tá cheia e bonita, outra hora morre todas é depois brotam.
    Geralmente no final do ano isso ocorre.
    Agora brotou uma folhinha.
    Vou ter cuidado pra conserva-la

    ResponderExcluir